quinta-feira, 4 de abril de 2013

Histórico


    
A escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Oswaldo Piana, originou-se da necessidade de ter um espaço digno que pudesse comportar o crescente número da clientela estudantil que a cada dia aumentara em proporção considerável no perímetro urbano e nas redondezas do Município de Corumbiara – RO.
Através de busca incansável da comunidade e dos educadores da localidade, finalmente tornou-se realidade o sonho de cada pai de família em obter um espaço digno e confortável para que seus filhos pudessem prosseguir nos estudos sem ter que mudar do Município.
Em boa hora, atendendo os anseios da comunidade, o então Governador do Estado, Sr. Oswaldo Piana Filho determinou a construção da escola, destinada para os cursos de Ensino Fundamental e Médio dando prioridade para o atendimento da 6ª a 8ª série Médio Profissionalizante em Magistério, tão almejado pela comunidade, visto que outros estabelecimentos existentes no município não eram apropriados e adequados para atender tal demanda bem como não possibilitava a oferta das referidas séries da educação básica em sua totalidade. Antes do término das obras, foi formado o corpo docente, técnico e administrativo bem como levantamento de matrícula da clientela estudantil disponível, e para que os alunos não ficassem atrasados com seus estudos foram cedidas por empréstimo salas de aula de outro estabelecimento até a conclusão da nova escola.
Concluída as obras, houve a necessidade de se dar nome a escola. Após muitas análises e idéias, decidiu-se em homenagear o pai do então Governador do Estado, no qual ficou batizado por Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Oswaldo Piana, uma vez que a citada figura foi um pioneiro do Estado de Rondônia e advogado radicado na capital do estado e que ao longo dos anos muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso estado.
Em meados de junho 1993 a escola foi inaugurada oficialmente, contando com a presença do Senhor governador Oswaldo Piana Filho, a Secretária de Estado da Educação, Senhora Maria Antonieta dos Santos Costa, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Senhor Silvernani Santos, além de várias autoridades civis, militares, religiosas, o comparecimento maciço da comunidade.
Desta forma, aos treze dias do mês de julho de 1994 foi consumada a criação definitiva da escola através do ato legal Decreto nº 6.445.